PROFESSOR SUBSTITUTO - FORTALEZA 2018 (Contém suplemento da legislação, conforme edital 2021)
Apostila elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas. Obra em volume único com 350 páginas e mais de 500 exercícios gabaritados e organizados por assunto.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA (TODAS AS ÁREAS, EXCETO LÍNGUA PORTUGUESA), prof. Augusto Sá
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua
2. Ortografia oficial
3. Acentuação gráfica
4. Flexão nominal e verbal
5. Emprego das classes de palavras
6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação
. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais
8. Concordância verbal
9. Crase
10. Pontuação
11. Sintaxe da oração e do período
12. Regência nominal e verbal
13. Semântica
14. Interpretação de texto
DIDÁTICA (TODAS AS ÁREAS), prof. Alex Costa
1. Diferentes concepções de Educação e Didática
1.1. As diferentes concepções de Educação
1.2. A importância da educação como processo de mudança
1.3. Origem e concepção de Didática
1.4. A Didática e a formação do profissional da educação
2. Contexto da Instituição Escolar
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem
2.3. A formação do professor na sociedade
2.4. Profissão docente: compromisso e ética
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”)
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender
3.2. Trabalhando com Projetos
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola
3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico–raciais)
3.6. Organização Curricular da Escola
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa
3.8. Um plano de aula e seus componentes
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico
3.10. Construção da Autonomia do aluno
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
2. PEDAGOGIA
BLOCO I – TEÓRICA, Alex Costa
1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis à formação da criança na creche e na pré-escola
2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget, Vygotsky e Wallon
4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação e organização
5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança
6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto político-pedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional e avaliação do desempenho escolar)
7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade
8. Democratização da educação e gestão participativa
9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas de acolhimento à diversidade
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, Alex Costa
1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis à formação da criança na creche e na pré-escola 1
2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos 7
3. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget, Vygotsky e Wallon 12
4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação e organização 32
5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança 35
6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto político-pedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional e avaliação do desempenho escolar) 41
7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade 58
8. Democratização da educação e gestão participativa 66
9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas de acolhimento à diversidade 69
10. Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
11. Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente
12. Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214).
13. Emenda Constitucional nº 53/2006. ...............................
14. Lei Federal nº 11.494/2007 e suas alterações. ...........
15. Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
16. Lei Federal nº 11.114/2005. .............................................
17. Lei Federal nº 11.274/2006. .............................................
18. Política da Educação Especial na Perspectiva.............
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