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APOSTILAS > Professor Fortaleza SME 2022 > .PROFESSOR SUBSTITUTO DE FORTALEZA - PEDAGOGIA
.PROFESSOR SUBSTITUTO DE FORTALEZA - PEDAGOGIA
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PROFESSOR SUBSTITUTO - FORTALEZA  2018 (Contém suplemento da legislação, conforme edital 2021)

Apostila elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas. Obra em volume único com 350 páginas e mais de 500 exercícios gabaritados e organizados por assunto.

Previsão de envioDisponível

ATENÇÃO!!! A editora DIN.CE não se responsabiliza pelos dados cadastrais(endereço) incorretos fornecidos pelos clientes. Havendo erro o cliente pagará novo frete.

Editora DINCE/2016Compromisso e responsabilidade para com o candidato.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA (TODAS AS ÁREAS, EXCETO LÍNGUA PORTUGUESA), prof. Augusto Sá 

1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua

2. Ortografia oficial

3. Acentuação gráfica

4. Flexão nominal e verbal

5. Emprego das classes de palavras

6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação

. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais

8. Concordância verbal

9. Crase

10. Pontuação

11. Sintaxe da oração e do período

12. Regência nominal e verbal

13. Semântica

14. Interpretação de texto

 

DIDÁTICA (TODAS AS ÁREAS), prof. Alex Costa

1. Diferentes concepções de Educação e Didática

1.1. As diferentes concepções de Educação

1.2. A importância da educação como processo de mudança

1.3. Origem e concepção de Didática

1.4. A Didática e a formação do profissional da educação

2. Contexto da Instituição Escolar

2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino

2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem

2.3. A formação do professor na sociedade

2.4. Profissão docente: compromisso e ética

2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural

2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem

3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”)

3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender

3.2. Trabalhando com Projetos

3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas

3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola

3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico–raciais)

3.6. Organização Curricular da Escola

3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa

3.8. Um plano de aula e seus componentes

3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico

3.10. Construção da Autonomia do aluno

3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2. PEDAGOGIA

BLOCO I – TEÓRICA, Alex Costa 

1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis à formação da criança na creche e na pré-escola

2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget, Vygotsky e Wallon

4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação e organização

5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança

6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto político-pedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional e avaliação do desempenho escolar)

7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade

8. Democratização da educação e gestão participativa

9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas de acolhimento à diversidade

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, Alex Costa

1. Função social da Educação Infantil: educar e cuidar, ações indissociáveis à formação da criança na creche e na pré-escola      1

2. Função social do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos             7

3. Teorias do desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com Piaget, Vygotsky e Wallon        12

4. O Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sua estruturação e organização 32

5. O papel da linguagem, da arte, do brincar e do movimento nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança        35

6. Organização do trabalho escolar: diagnóstico, planejamento, projeto político-pedagógico, avaliação e seus diferentes processos (avaliação institucional e avaliação do desempenho escolar)       41

7. O papel do professor na integração escola-família e comunidade  58

8. Democratização da educação e gestão participativa 66

9. Educação Especial na perspectiva da Inclusão: práticas pedagógicas de acolhimento à diversidade  69

10. Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

11. Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente             

12. Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214).          

13. Emenda Constitucional nº 53/2006. ...............................

14. Lei Federal nº 11.494/2007 e suas alterações. ...........

15. Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).             

16. Lei Federal nº 11.114/2005. .............................................

17. Lei Federal nº 11.274/2006. .............................................

18. Política da Educação Especial na Perspectiva............. 

 

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